O que são as 3 Core Web Vitals do SEO?

O que são as 3 Core Web Vitals do SEO?

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O que são as Core Web Vitals? Por que elas são tão importantes para o mundo do SEO e outras dúvidas sobre o marketing digital respondidas!

Core Web Vitals constituem um conceito extremamente importante para um SEO, participando direta e ativamente da SERP. É basicamente a métrica usada pelos buscadores para mensurar a qualidade de um Site, julgando através de fatores como a velocidade de interação com o site ou a estabilidade do mesmo.

É a partir dessas métricas que o Google julgará quais sites estão à altura da primeira página, não só isso, mas como também nos primeiros sites-resultados da SERP.

Quais são as 3 Core Web Vitals Metrics?

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Para medir com precisão os problemas a serem resolvidos pelo SEO em um site, o Google faz uso de três tipos de métricas diferentes, a LCP, que mede a velocidade de renderização do conteúdo; a FID, que mede a velocidade de interação com o site, e a CLS, que mede sua estabilidade.

1. LCP (Maior Renderização de Conteúdo)

O Largest Contentful Paint (LCP) é uma métrica crucial das Core Web Vitals, que mede o tempo que leva para o maior elemento visível da página ser exibido na tela. Como um indicador de velocidade de carregamento da página, a pontuação de LCP é uma das principais determinantes da qualidade da experiência do usuário. O LCP é considerado bom quando ocorre dentro de 2,5 segundos do início do carregamento da página. No entanto, uma pontuação de LCP ruim pode levar à desistência do usuário e afetar negativamente a classificação do site nos resultados de pesquisa do Google.

Para otimizar o LCP, é importante reduzir o tamanho do maior elemento visível da página. Isso pode ser feito por meio de técnicas de compressão de imagem, carregando imagens menores e de menor qualidade, removendo imagens desnecessárias e comprimindo arquivos de imagem. Além disso, melhorar a velocidade de carregamento do servidor pode ajudar a reduzir o tempo de carregamento da página e melhorar a pontuação de LCP. Isso pode ser feito por meio de otimizações de banco de dados, melhoria da hospedagem e uso de sistemas de cache.

Outra forma de melhorar a pontuação de LCP é por meio de carregamento progressivo. Isso significa que os elementos da página são carregados conforme o usuário rola a página, em vez de carregar tudo de uma vez. Essa técnica permite que o usuário visualize o conteúdo importante mais rapidamente e pode melhorar significativamente a experiência do usuário.

No geral, otimizar o LCP é fundamental para melhorar a qualidade da experiência do usuário e a classificação do site nos resultados de pesquisa do Google. Portanto, é importante que os desenvolvedores prestem atenção a essa métrica e implementem técnicas para melhorar a velocidade de carregamento da página.

Como descobrir qual conteúdo será usado para o cálculo da LCP?

Google Page Speed Insights

Não é necessário perder tempo verificando cada uma de suas imagens ou vídeos, você pode fazer isso de maneira rápida e prática através do Google Page Speed Insights, um site bem intuitivo e de rápido resultado.

2. First Input Delay (Atraso da primeira entrada)

core web vitals

A FID, ou First Input Delay, é uma métrica crítica de desempenho da web que mede a interatividade de um site. Ela é calculada como o tempo que leva para o usuário interagir com o site pela primeira vez e o momento em que o site responde a essa interação. Essa métrica é importante porque, quando um usuário interage com um site, ele espera uma resposta imediata. Se o site não responder rapidamente, o usuário pode ficar frustrado e abandonar o site. A FID ajuda os desenvolvedores de sites a identificar e corrigir problemas de desempenho que possam afetar a interatividade do site e, por sua vez, melhorar a experiência do usuário.

O Google considera a FID uma métrica importante para a classificação dos sites nos resultados de pesquisa. Isso porque a empresa está cada vez mais focada em melhorar a experiência do usuário na web. O objetivo é garantir que os usuários tenham uma experiência de navegação rápida e suave, independentemente do dispositivo que estão usando. Os sites que têm uma FID mais baixa são mais propensos a ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa, o que significa mais visibilidade e tráfego para o site.

Para melhorar a FID, os desenvolvedores de sites precisam garantir que seus códigos sejam otimizados e que as solicitações de recursos do site sejam atendidas rapidamente. Eles também podem considerar a utilização de técnicas como o carregamento assíncrono de scripts e o pré-carregamento de recursos para melhorar a velocidade de resposta do site. Com o aumento do uso de dispositivos móveis para navegar na web, melhorar a FID é mais importante do que nunca para garantir uma experiência positiva do usuário e uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa do Google.

Observação

Vale dizer que a mecânica do First Input Delay trata especificamente do atraso na hora de processar os eventos da página, ou seja, não entra em jogo outras coisas como o carregamento geral da página.

O que são consideradas interações?

As interações que são realmente consideradas parte desta Core Web Vitals são ações como Touch Screen, cliques e teclas pressionadas.

3. CLS (Mudança cumulativa de Layout)

A CLS, ou Cumulative Layout Shift, é uma métrica crítica de desempenho da web que mede a estabilidade visual de um site. Essa métrica é calculada multiplicando a fração de tela que mudou de posição pelo seu deslocamento máximo. Basicamente, a CLS mede a frequência e magnitude de mudanças no layout do site durante o carregamento da página. A métrica é importante porque mudanças inesperadas no layout do site podem levar a uma experiência frustrante para o usuário, especialmente se ele clicar em um elemento diferente do que pretendia. Além disso, essas mudanças também podem afetar negativamente a usabilidade do site e reduzir a taxa de conversão.

O Google considera a CLS uma métrica importante para a classificação dos sites nos resultados de pesquisa. Isso porque a empresa está cada vez mais focada em melhorar a experiência do usuário na web. O objetivo é garantir que os usuários tenham uma experiência de navegação rápida e suave, independentemente do dispositivo que estão usando. Os sites que têm uma CLS mais baixa são mais propensos a ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa, o que significa mais visibilidade e tráfego para o site.

Para melhorar a CLS, os desenvolvedores de sites precisam garantir que seus códigos sejam otimizados e que as solicitações de recursos do site sejam atendidas rapidamente. Eles também podem considerar a utilização de técnicas como o dimensionamento correto das imagens, o carregamento assíncrono de scripts e o uso de placeholders para imagens para evitar mudanças inesperadas no layout do site. É importante destacar que a CLS não se limita apenas à versão desktop do site. Com o aumento do uso de dispositivos móveis para navegar na web, é essencial que os desenvolvedores de sites considerem a CLS para melhorar a experiência do usuário em todas as plataformas.

A CLS pode gerar punições!

Em geral esta em específico costuma ter uma resposta mais rígida da Engine, podendo em casos de negligência com a ferramenta, agregar grandes embargos na classificação final do seu site, por isso é de extrema importância atentar-se ao que é cobrado pela CLS.

Exemplos de problemas de CLS

Criadas para garantir uma boa experiência ao usuário, as Core Web Vitals jamais permitiriam que problemas de estabilidade passassem impunes, e é exatamente aí que entram as métricas da CLS, em geral penalizando os sites por situações como:

Um Exemplo

Imagine que você acessou um site pelo seu celular e que, enquanto a página carrega, tentou clicar em um botão, mas no momento em que você faz isso ele some de onde estava. Isso é um caso de instabilidade no site e será penalizado a todo rigor.

Conclusão

Em geral isso é o básico das Core Web Vitals, e cada uma delas será melhor aprofundada em um post exclusivo para elas (LCP, FID E CLS).

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