A Importância das Redes Sociais para o seu Negócio em 2023
Uma vez inseridos em um mundo completamente dominado pela tecnologia e por redes sociais, o comerciante encontra não só novas oportunidades – dentre elas um contato imensuravelmente maior com seus possíveis clientes -, mas como também novos desafios aos quais deverá corajosa e determinadamente enfrentar, pois, caso não o faça, tornará seu negócio ultrapassado e não terá tantas oportunidades quanto seus adversários. Esta é, pois, a seleção natural atuando no mundo comercial.
Pode-se inferir da teoria de Darwin – esta seria a Teoria da Evolução – que sobrevive o indivíduo que melhor se adapta às mudanças, o mesmo se aplica ao negócios e, naturalmente, estende-se ao mercado digital.
Uma maior presença nas redes sociais é uma maior presença no mundo de seus clientes
E o que seria melhor se adaptar às mudanças, senão compreender que uma maior presença nas redes sociais é uma maior presença no mundo de seus clientes? A enorme quantidade de conteúdo presente em aplicativos e sites como o TikTok e o Instagram permite que um indivíduo consuma não só um maior número de conteúdos, mas como também uma quantidade assustadora de anúncios, parcerias e, de uma forma geral, uma infinidade de possíveis serviços e produtos.
Você não precisa ser um especialista
Bill Gates uma vez disse “O caminho para a inovação é aprender os fatos básicos”, e não há fato mais básico acerca de vendas online além do de que suas redes sociais são o que movem sua loja ou empresa, e esse fato é confirmado por um efeito psicológico bastante utilizado por grandes empresas: o Efeito da Mera Exposição.
Este efeito, resumindo, é um processo que nosso cérebro executa afim de reduzir os gastos de energia pensando a respeito de alguma escolha optando sempre pelo mais fácil: o que você já conhece.
Basicamente, resume-se à pergunta: “Por que ficar pensando sobre B, sendo que A já é garantido?”, isso significa que quanto mais as pessoas verem a sua empresa, seja no Instagram, TikTok, Youtube e afins, maior é a chance de optarem por ela.
Pode-se usar exemplos já conhecidos para reforçar esse fato, como por exemplo a Netflix, que está sempre na Time Line do TikTok, aparecendo diariamente através de vídeos que dialogam com o público alvo de um jeito que eles entendem e de forma descontraída, fugindo muito do padrão de propaganda “cinza” e com pouca atratividade.
Esta é a real forma de uso das redes sociais para empresas, ou seja, manter uma massiva, constante e consistente presença na vida de seu público alvo, mas sempre de forma leve e bem humorada, de uma forma que leve a criar o efeito (Extensão da mera exposição) na cabeça dos mesmos de atrelar sua empresa a sentimentos de riso, de felicidade, de diversão e, consequentemente, atrelar seu próprio serviço ou produto não só ao seu uso padrão, mas como também a todos estes sentimentos agradáveis, e isso facilita muito ao mesmo tomar sua empresa como a melhor opção.
Dito o exposto, vale ainda mencionar que suas redes sociais podem transmitir com perfeita simetria ao mesmo tempo o quanto sua empresa pode ser descontraída no contato com o público, e sem perder esse aspecto, que trata-se de uma empresa séria e focada através da organização, da qualidade e do empenho mantidos em seus perfis.
Isso mostra a importância de garantir que não hajam palavras escritas de maneira incorreta tanto em posts quanto na sua própria bio, e relembra também que dificilmente deve-se mesclar sua conta pessoal com a de suas vendas.
O perfil de seu negócio deve mostrar acima de tudo a legitimidade e seriedade que você precisa para conquistar confiança e respeito de quem acessar, características de difícil conciliação com um perfil pessoal, cujo objetivo geral é te apresentar como indivíduo e não como produto ou serviço.
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